José Marques de Melo e os estudos científicos da Folkcomunicação

Autores

  • Maria Cristina Gobbi Universidade Estadual de São Paulo - UNESP/Bauru
  • Guilherme Moreira Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Resumo

Este trabalho aponta algumas contribuições acadêmicas de José Marques de Melo para o estudo e a divulgação da Teoria da Folkcomunicação, desenvolvida por Luiz Beltrão, em 1967, em sua tese de doutorado. Marques de Melo, discípulo de Beltrão, é um dos nomes mais representativos no cenário internacional dos estudos científicos da comunicação. Dividido em três partes, esse texto abrange contribuições teóricas (a concepção e classificação dos gêneros, formatos e tipos da taxionomia da Folkcomunicação); diálogos com outros pensadores (McLuhan, Morin e Freire) e contribuições empíricas (a internet como ferramenta Folk). Ressaltamos que as contribuições de Marques de Melo são fundamentais para as novas gerações compreenderem a importância da Folkcomunicação e percebê-la como um complexo sistema comunicacional.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gobbi, Universidade Estadual de São Paulo - UNESP/Bauru

Pós-Doutora pelo Prolam-USP (Universidade de São Paulo), Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Vice-Coordenadora e Professora Permanente do Programa Pós-Graduação Televisão Digital e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp de Bauru. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento Comunicacional Latino-Americano do CNPq. Diretora Secretária da Rede Folkcom.

Guilherme Moreira Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretor Administrativo da Rede Folkcom.

Downloads

Publicado

2013-07-02

Como Citar

GOBBI, M. C.; FERNANDES, G. M. José Marques de Melo e os estudos científicos da Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 10–28, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18872. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS