Muito barulho por tudo: uma análise sobre as estratégias políticas e comunicativas dos panelaços Anti-Dilma

Autores

  • Severino Alves de Lucena Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Juliana Freire Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i31.0004

Resumo

Neste estudo, analisamos as estratégias políticas e comunicativas de fomentação das manifestações a favor do Impeachment da presidenta afastada de seu cargo político, em 2016, Dilma Rousseff, especialmente os panelaços. Estes configuraram as formas de protestos mais marcantes dos movimentos sociais ocorridos em 2015 contra ela e foram combinados a outras estratégias comunicativas de promoção desta luta política. Sob a luz da teoria da Folkcomunicação, evidenciamos novas formas de exercício da cidadania na sociedade digital, que mescla meios e procedimentos comunicativos populares e hegemônicos, gerando discursos e estratégias políticas folkmidiáticos. Refletimos ainda sobre o porquê da escolha dos panelaços como símbolos das manifestações e as estratégias utilizadas pelas revistas Veja e Isto É para fomentar estes protestos.

Biografia do Autor

Severino Alves de Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-doutor pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aviero-Portugal, professor associado do departamento de Comunicação da UFPB e do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) da UFRPE. É também membro do Grupo de Pesquisa Folkcomunicação e Discursos Organizacionais da UFPB.

Juliana Freire Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), na linha de pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação, pela UFRPE; especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável pela UFRPE e graduada em Jornalismo pela UFPB. É também membro do Grupo de Pesquisa Folkcomunicação e Discursos Organizacionais da UFPB

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

LUCENA, S. A. de; BEZERRA, J. F. Muito barulho por tudo: uma análise sobre as estratégias políticas e comunicativas dos panelaços Anti-Dilma. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 68–83, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i31.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18994. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS