Atualizações da mídia regional: a Rede Somzoom Sat dez anos depois (2005-2015)

Autores

  • Maria Érica de Oliveira Lima Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN).
  • John Willian Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i31.0007

Resumo

Há dez anos estudamos como objeto empírico da tese de doutorado (LIMA, 2005) o grupo regional de mídia Rede Somzoom Sat, do Ceará, que congregava, na época, cabeça de rede e afiliadas, bandas de forró eletrônico (Mastruz com Leite e outras), gráfica, selo fonográfico, casa de show e parques de vaquejada. Hoje, como se encontra, dez anos depois, o mesmo grupo regional? Com essa pergunta, metodologia de pesquisa qualitativa com técnicas de pesquisa bibliográfica, exploratória e entrevistas, fomos a campo rever o objeto empírico, com o objetivo de confrontar os conceitos de mídia regional e também as atualizações no cenário das novas tecnologias. O Grupo Somzoom Sat se encontra com os mesmos ramos empresariais e de mídia, investindo agora nas mídias digitais e televisão.

Biografia do Autor

Maria Érica de Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN).

Jornalista, doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Professora Associada do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Presidente da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (2013-2015).

John Willian Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN).

Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Membro dos Grupos de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma/UFRN/CNPq) e Comunicação, Cultura e Mídia (Comídia/UFRN/CNPq).

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

LIMA, M. Érica de O.; LOPES, J. W. Atualizações da mídia regional: a Rede Somzoom Sat dez anos depois (2005-2015). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 118–132, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i31.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18997. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS