A INDISSOCIABILIDADE ENTRE A EXTENSÃO, O ENSINO E A PESQUISA: O TRIPÉ DA UNIVERSIDADE

Autores

  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Luana Bertamoni Wachholz Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Márcia Aparecida Miranda de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Caroline da Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Maria Eduarda Luz Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Francielly Alexandre Fabris Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Bruna Engel Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0008

Palavras-chave:

extensão comunitária, educação em saúde, comunicação interdisciplinar.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar como foi estimulado o processo de um projeto de extensão que preconiza a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia do projeto de extensão apoia-se na concepção Freireana de educação, sendo que as atividades de extensão são compostas por encontros com os cuidadores de crianças internadas num hospital pediátrico e no ambulatório de endocrinologia. As atividades desenvolvidas com o ensino aconteceram com o Círculo de Cultura com os cuidadores, nas atividades de formação continuada entre docentes e discentes e com a disciplina de Fisiopatologia de órgãos e sistemas. As atividades de pesquisa envolveram a aplicação de um questionário sobre qualidade de vida de crianças e apresentações de trabalhos em eventos. A indissociabilidade pesquisa, extensão e ensino convoca os docentes e os discentes universitários à articulação de saberes, o saber da experiência, o saber do conhecimento e o saber pedagógico, além de beneficiar diretamente a comunidade envolvida.

Biografia do Autor

Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC - Brasil. Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.

 

Luana Bertamoni Wachholz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC - Brasil. Mestrado profissional em Saúde e Gestão do Trabalho.

Márcia Aparecida Miranda de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC - Brasil. Mestrado em Psicologia.

Caroline da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Aluna de Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC - Brasil.

Maria Eduarda Luz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Aluna de Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC - Brasil.

Francielly Alexandre Fabris, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Aluna de Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC - Brasil.

Bruna Engel, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Aluna de Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC - Brasil.

Referências

ASSUMPÇÃO, J. R. et al. Escala de avaliação de qualidade de vida: (AUQEI - Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé) validade e confiabilidade de uma escala para qualidade de vida em crianças de 4 a 12 anos. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 58, n. 1, p. 119-127, mar. 2000.

BACKES, V.M.S.; MOYÁ, J.L.M.; PRADO, M.L. Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v. 19, n.2, mar./abr. 2011.

BARRETTA, C.; OLIVEIRA, M. A. M.; DIAS, A.M.; CHESANI, F. H. Caracterização dos cuidadores das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto de extensão de um hospital universitário infantil. Revista Brasileira de Tecnologia Social, v. 3, p. 15-24, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

CAPRARA, A.; FRANCO, A.L.S. A Relação paciente-médico: para uma humanização da prática médica. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 647-654, Sept. 1999.

CHESANI, F. H. et al. Humanização e educação em saúde junto aos cuidadores, crianças e adolescentes de um ambulatório de saúde familiar e comunitária. Educação e Ciência para a cidadania global, São José dos Campos, UNIVAP, v.1, p.1-4, 2016.

CHESANI, F.H. et al. Educação em saúde com os cuidadores, crianças e adolescentes de um ambulatório de Saúde Familiar e Comunitária In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XX., ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, XVI., e ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, XI., 2016, São José dos Campos. São José dos Campos: Univap, 2016. v.22. p.157-157.

ENGEL, B.C. et al. Projeto de extensão: humanização e educação em saúde junto aos cuidadores, crianças e adolescentes no hospital universitário infantil. Educação e Ciência para a cidadania global, São José dos Campos, UNIVAP, v.1, p.1-6, 2016.

FREIRE, P.R.N. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. Convite a leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1991.

GARRAFA, V. (Org.). Extensão: a universidade construindo saber e cidadania: relatório de atividades, 1987/1988. Brasília: Ed. UNB, 1989.

LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 16. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MANIFICAT, S., DAZORD, A. Évaluation de la qualité de vie de l'enfant: validation d'un questionnaire, premiers résultats. Neuropsychiatr Enfance Adolesc., v.45, p.106-114, 1997.

MOITA, F.M.G.S.C.; ANDRADE, F.C.B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 269-280, 2009.

PIMENTA, S.G. Saberes pedagógicos e atividades docente. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

VALÊNCIO, N.F.L.S. A indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão: verdades e mentiras sobre o pensar e o fazer da Universidade Pública no Brasil. Proposta, n. 83, p. 72-81, dez. 1999/fev. 2000.

VASCONCELOS, E.M. Redefinindo as práticas de saúde a partir da educação popular nos serviços de saúde. In: ______. (Org.). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede de educação popular e saúde. São Paulo: Hucitec, 2001. p.11-9.

WOODS, P. Aspectos sociais da criatividade do professor. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

Downloads

Publicado

2017-08-31