Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Internacional de Folkcomunicação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

A revista recebe em regime de fluxo contínuo artigos científicos de autores(as) vinculados(as) a instituições de ensino superior, com titulação mínima de mestre (mestrandos somente em coautoria). Os textos devem tratar de temas/abordagens teórico-metodológicas relacionadas à Folkcomunicação, retratando resultados (parciais ou finais) de pesquisas empíricas ou reflexões conceituais. A Revista Internacional de Folkcomunicação também aceita resenhas, entrevistas e ensaios fotográficos de pesquisadores ou pós-graduandos que estejam cursando, no mínimo, o Mestrado.

Ao submeter trabalhos à revista, os autores assumem o compromisso ético com a originalidade científico-intelectual do material. A identificação de plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação implica a rejeição do artigo.

O Conselho Editorial se reserva o direito de fazer alterações nos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores expressas no texto.

Em cumprimento a uma política de pluralização do conhecimento, o intervalo mínimo para publicações de um mesmo autor é de dois anos.

Todo o processo de editoração da Revista é realizado de forma gratuita, não sendo cobrado qualquer tipo de taxa aos autores.

Diretrizes para autores:
A RIF aceita colaborações nos seguintes formatos:
-Artigo (template): texto entre 30 mil e 42 mil caracteres (formato válido para artigos gerais e artigos publicados nos dossiês temáticos)
-Entrevista (template): texto entre 15 mil e 25 mil caracteres, com foto do(a) entrevistado(a)
-Resenha/crítica (template): de livro, filme ou disco relativo à cultura popular e/ou à folkcomunicação, entre 8 mil e 15 mil caracteres. Os textos devem trazer todas as informações da obra apresentada em forma de ficha técnica.
-Ensaio Fotográfico (template): sobre temas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular. Texto de apresentação (tamanho entre 3 mil e 5 mil caracteres) acompanhado de 10 a 15 fotos com as respectivas legendas e créditos das imagens.

Estrutura dos trabalhos para publicação:
- Todos os trabalhos enviados para publicação na RIF devem adequar a formatação ao template da revista e seguir as normas técnicas para trabalhos científicos. As submissões devem ser encaminhadas de acordo com o template da revista.
- Os artigos devem conter título, resumo (entre 7 e 10 linhas) e palavras-chave (de três a cinco palavras) em português, inglês e espanhol.
- As imagens utilizadas nos textos, além de referenciadas no material, devem ser enviadas numeradas (Fig.01; Fig.02; etc.), em arquivos separados, em formato JPG e com resolução mínima de 300 DPIs.
- As notas devem ser reduzidas ao mínimo e digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1.
- Cada artigo pode ser assinado por até três pessoas (autor e/ou co-autor).
- A Revista publica artigos em português, inglês e espanhol.
- Os trabalhos devem ser submetidos diretamente pelo sistema eletrônico da Revista, disponível no endereço https://www.revistas.uepg.br/index.php/index/user.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Toda contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Aceita-se, contudo, artigos publicados em anais de eventos científicos, que devem trazer a devida identificação em nota de rodapé.
  2. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. As URLs para as referências devem ser informadas.
  4. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e estar adequado ao template disponibilizado no site.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho.
Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista.
Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.